Miss Itália

Miss Itália era Bruno Belli, um italiano nascido, em 1908, em Bolonha. Renasceu no Brasil, mas precisamente em Heliópolis, na Baixada Fluminense, como Miss Itália. “Há momentos em que me sinto mais triste, deprimido, revoltado, exasperado, desde quando comecei a perceber como a natureza tinha sido madradasta por ter me feito mulher num corpo de homem. Fiquei quase que odiando o resto da humanidade, que é normal. Eu, para o mundo, seria sempre anormal.” Afirmou Miss Itália a revista Manchete, em 1984.

Chegou em 6 de setembro de 1945, acompanhando a mãe e o padrasto, representante aqui de uma firma italiana. Bruno não demorou muito para descobrir que o Brasil era um país hospitaleiro. E ficou.

Durante o ano trabalhava como cabeleireiro e nos quatro dias de carnaval se transformava em Miss Itália. Tradicional concorrente nos concursos de fantasia do baile dos Enxutos. Miss Itália sempre foi muito esmerada em suas fantasias: eram todas belíssimos vestidos da Belle Époque, que ela mesmo bordava, e que traíam a sua origem europeia. Nos seus últimos anos de vida, já envelhecida, não concorria mais, era hors concours, mas nunca deixou de frequentar o carnaval carioca.

O carnaval era uma palavra mágica para Bruno, o que ele mais levava a sério na sua vida. Afinal, eram só quatro dias para brilhar… No resto do ano, a vida era igual. Ficava quase sempre em casa em Heliópolis. Pintada de rosa por fora e verde por dentro, morava praticamente num cômodo só, muito sujo e cheirando a mofo. Nas paredes, dezenas fotografias tiradas na Bélgica, França e Itália. Caixas com recortes de revistas onde aparecia sempre deslumbrante. No armário, dezenas de vestidos, cuidadosamente bordados, atestavam a glória de carnavais passados. Informações transcritas de uma reportagem de Rosane Rubin, Na revista Fatos e Fotos, de 4/3/1985.

Miss Itália morreu, em 17 de fevereiro de 1985, domingo de carnaval, aos 77 anos, de infarto agudo no miocárdio.

Comentários

Comentários

Visitado 1350 Times, 1 Visita hoje

Post Relacionados