Grande Rio, a campeã de 2022

É indiscutível a legitimidade da vitória da Grande Rio no campeonato de 2022. Após quatro vice-campeonatos (2006, 2007, 2010 e 2020) -, sagrou-se campeã do Carnaval 2022. Com o enredo “Fala, Majeté! As Sete Chaves de Exu”.

A força do seu enredo pavimentou o caminho para a realização de um grande desfile. O senso de oportunidade dos carnavalescos ao denunciar o racismo religioso mostra o quanto o desfile das escolas de samba pode contribuir no despertar da consciência e indignação na luta contra as injustiças. Foi uma aula de tolerância religiosa.

A Baixada Fluminense é historicamente um local onde os terreiros de religiões afro-brasileiras encontraram morada. Entretanto, nos últimos anos há registros de ataques ao espaço do sagrado dessas religiões. Terreiros de fé que deram origem as escolas de samba são incendiados, depredados.

A chave para o resgate foi EXU. Justamente aquele que tem a função de abrir os caminhos, que traz a prosperidade, que traz a fartura para casa. O manifesto contra a perseguição religiosa seria através de uma das mais perseguidas e incompreendidas entidades do Candomblé.
Mais um desafio, desfazer os equívocos em relação a um orixá que foi demonizado por uma equivalência sincrética equivocada.

O acerto do enredo resultou em um grande hino. Como o nome já diz – escola de SAMBA, e que samba a Grande Rio nos presenteou! O samba-enredo: “Fala, Majeté! Sete Chaves de Exu” é uma autoria de Gustavo Clarão, Arlindinho Cruz, Jr. Fragga, Cláudio Mattos, Thiago Meiners e Igor Leal.

“Boa noite, moça; Boa noite, moço!/Aqui na terra é o nosso templo de fé/Fala, Majeté!… ”

Samba que foi executado com excelência por uma bateria que se destacou, sob o comando do jovem mestre Fafá. A Grande Rio foi única escola que começou a apresentação com a bateria. Protagonismo que resultou na premiação de melhor bateria do ano pelo júri do Estandarte de Ouro.
A escola também levou para Baixada os troféus de melhor enredo, melhor escola, destaque do publico e o premio Fernando Pamplona.

A soma de muitos acertos resultou num espetáculo inesquecível. Parabéns, Grande Rio.

Obs. Atrás da Grande Rio, com 269,9 pontos, vieram Beija-Flor (269.6), Viradouro (269,4), Vila Isabel (269,2), Portela (268,1) e Salgueiro (268,3).

Comentários

Comentários

Visitado 350 Times, 1 Visita hoje